É designada Audiência de Instrução - Caso Usina União - PE
Foi designada, para o próximo dia 31 de maio, Audiência de Instrução no Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (2ª Vara de Trabalho de Ribeirão), às 9h, em Ribeirão, Pernambuco, para discutir sobre a Ação de Indenização por Danos Morais e Danos Materiais com pedido de Tutela Antecipada de Urgência, protocolada pelo advogado Eduardo Lemos Barbosa, a favor de Sônia Maria da Silva.
Ela era a esposa do trabalhador rural Israel José do Nascimento, de 37 anos, que era funcionário da Usina União, empresa produtora de cana-de-açúcar ligada à marca União. Israel foi uma das vítimas fatais de um acidente de trabalho, ocorrido no dia 18 de janeiro deste ano, envolvendo um trator que puxava uma carroça e que transportava trabalhadores e um treminhão. Resultado: dois mortos e 16 feridos, no município de Escada, Zona da Mata Sul de Pernambuco.
De acordo com relatos, quando o “treminhão” começou a correr, todos os veículos que carregava se embolaram na ladeira, demolindo todo o veículo, incluindo a carroça, o trator e o tanque.
Eduardo Barbosa chama a atenção ao transporte irregular “o que é um fato criminoso e que deve ser apurado. Segundo ele, inclusive, já existem antecedentes de acidente com o mesmo transporte. A vítima já havia se queixado com a esposa, Sônia Maria da Silva, sobre os riscos e a precariedade do veículo. Na ocasião, disse que fez este alerta à empresa, mas nada havia mudado. “As condições mecânicas e de segurança do veículo eram péssimas”, relatou Eduardo Barbosa.
O advogado ressalta que foi indeferido o pedido de tratamento psiquiátrico destinado à filha da vítima, com 15 anos de idade, e reitera a necessidade deste apoio à menor, baseando-se em laudo psiquiátrico, que aponta que a jovem se encontra em profunda depressão. Ele lembra que Israel era o provedor da família, que hoje se encontra em situação financeira bem instável.